domingo, 10 de abril de 2011

Clipping - Jornal de Santa Catarina 09 e 10 de abril.


Pin-up na pele e no guarda-roupa

Algum elemento das pin-ups, modelos sensuais da pop art dos anos 1920 aos anos 1940, sempre se destaca no figurino diário da maquiadora Renata Libardo, 22 anos, aficionada pelo estilo. Uma flor no cabelo, um colarzinho de âncora, uma faixa na cabeça, uma saia de cintura alta ou mesmo uma blusa que tenha alguma referência ao gênero. São as várias possibilidades para inserir sua paixão ao dia a dia.

– Fora as tatuagens, né, que estão pra sempre aqui – se diverte Renata.


Os desenhos, que se espalham pelos braços, são feitos no traço old school, estilo de tatuagem praticado antes dos anos 1970, com contornos simples e desenhos representando as próprias modelos pin-ups e também símbolos da marinha e das forças armadas dos Estados Unidos. Os contornos prediletos de Renata são aqueles feitos pelo pintor americano Gil Elvgren, um dos mais importantes desenhistas do gênero. A pin-up do braço direito de Renata – que começou a curtir as modelos curvilíneas de antigamente aos 16 anos, ao mesmo tempo em que descobriu o rock – é baseada em um desenho dele.


– Fui cada vez me encantando mais com esse mundo. Eu acho tudo muito bonito. O olhar das pin-ups, a sensualidade, o estilo... – relembra Renata, que adoraria ter vivido nos anos 1940. – As coisas eram mais legais naquela época.


A maquiadora conta que na rua as pessoas nem sempre reagem bem ao seu estilo e que em Blumenau já sentiu um certo preconceito pelas tatuagens. Mas a maioria fica curiosa e pedem para ver os desenhos de perto.


A paixão de Renata pelo retrô vai além do estilo. Das caixas de som aos fones de ouvido, não há quase nada atual. A preferência é por músicas de Johnny Cash e Stray Cats. E, para a reprodução delas, o vinil é o mais cotado.


– Prefiro vinil. Aquela coisa de limpar a agulha, o jeito de virar o disco. É diferente de hoje.



(Entrevista para o caderno VIVER deste final de semana, falando sobre vintage, adoro participar destas coisas, mas sempre escrevem algo a mais ou a menos, valeu eu realmente amo pin ups, tiraram tantas fotos lindas, vou tentar conseguir elas e postar aqui, essa não foi das melhores né gente, vamos combinar hahahha.)

2 comentários: