quarta-feira, 28 de julho de 2010

Deleite Coletivo



No meio de uma estrofe da canção, alguém pergunta o preço de uma jaqueta. Depois, vai até o banheiro experimentar a peça, desviando no caminho das pessoas que apreciam fotografias e telas. Enquanto prova a roupa, consegue ainda conferir uma exposição ali mesmo, no banheiro. Entre cabides, molduras, livros, música e muita gente, os eventos no formato de bazar ganham destaque na região ao reunir moda e arte onde o principal é o todo, o coletivo.


A ideia é simples. Em um mesmo espaço, as paredes e varais mostram artes visuais, os cabides e araras trazem roupas de brechó, peças customizadas e criações de estilistas locais. Enquanto isso, um músico se apresenta, um artista troca uma obra sua com a de outro e alguém pechincha um vestido ou livro.

Em 2010 já foram três eventos realizados, alguns já com data marcada para outra edição, outro que ocorre amanhã e um espaço de moda e arte inaugurado. A característica principal de todos eles é a reunião de artistas de diferentes áreas e estilos. Mais do que a venda de obras e roupas, os eventos promovem o contato entre público e artistas.


– Nossa ideia não era ficar rico, era proporcionar um evento em que as pessoas pudessem trocar ideia, ouvir boa música e, além disso, conhecer o trabalho de tanta gente legal que tem por aqui – resume a jornalista Caroline Passos, uma das organizadoras das duas edições do Bazar Estiloarte, em Blumenau, que ocorreram em maio e julho.


Julho parece ser o mês dos bazares. Além da edição do Bazar Estiloarte, que ocorreu no dia 10, a quarta edição da festa Escambau foi realizada no dia 4, no Rancho do Pastel. Outros dois eventos já têm data marcada para esse mês. O 2º Encontro Mix ocorre neste sábado, no Xerife’s Bar, em Blumenau, no mesmo formato coletivo com arte e moda, e o Bazar de Quintal ocorre no dia 31, em Porto Belo.


Tudo é feito em parceria


Uma das organizadoras do Encontro Mix, que ocorre amanhã, Shirlei Farias comenta que a ideia de reunir diversas linguagens de arte e moda mostra que a partir dessa união, consegue-se duas coisas principais: a troca de experiências entre os produtores e a divulgação de obras exclusivas e de qualidade que, às vezes, não ganham destaque de forma isolada.


Criadora do Espaço Coletivo, inaugurado em junho, Renata Libardo lembra que não existe concorrência entre os diferentes organizadores e artistas participantes. Ela mesmo, após abrir seu próprio espaço, participou do Bazar Estiloarte e do Escambau. A artista visual Aline Assumpção, uma das moderadoras da festa Escambau, reforça que essa ação coletiva faz parte de uma característica da nova sociedade.


– A tendência não é só aqui de Blumenau, é algo universal. Esse corpo unido toma forma numa espécie de economia alternativa, de política alternativa – explica Aline.


Uma outra característica dos bazares realizados é que não há burocracia no contato entre público e artista, nada oficial demais que possa criar uma distância.


– Foi totalmente despretensioso e acho que foi por isso que as pessoas não se intimidaram em participar – comenta Caroline Passos sobre o Bazar Estiloarte.



Espaço Coletivo


O Espaço Coletivo foi inaugurado no dia 19 de junho, e conta


com acervo de brechó de Renata Libardo, idealizadora e responsável pelo espaço, e também coleção de peças e acessórios de estilistas que vendiam somente pela internet. Além disso, Renata, que trabalha também como maquiadora, dá workshops de maquiagem. Além de moda e beleza, o espaço pretende receber exposições. Um projeto de mostra com obras do Coletivo Artivistas deve vir por aí. O Espaço Coletivo fica na Rua 7 de Setembro, 990, sala 8, térreo, Centro, Blumenau.


vinicius.batista@santa.com.br

VINICIUS BATISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário